segunda-feira, 27 de abril de 2015

3º ano

Os alunos do 3º ano ouviram, na aula de Literatura, a história "Luana - As sementes de Zumbi" de Aroldo Macedo e Oswaldo faustino. 

No Lied, utilizando o Paint, fizeram o desenho da parte que mais gostaram da história. 

Clique aqui para ver os trabalhos dos alunos.


Os alunos também foram visitar o Quilombo Sacopã, na Lagoa. Este foi o primeiro quilombo urbano do Brasil, reconhecido como área especial de interesse cultural em 07 de agosto de 2012.
Lá conheceram a cultura dessa comunidade e assistiram a um jogo de capoeira. Este trabalho é parte integrante do Projeto Cultura Afro-brasileira: uma integração possível. 


  

  




4º ano

Os alunos do quarto ano estão estudando a cidade do Rio de Janeiro, sua história e características.
Através de crônicas e contos que têm o Rio como cenário, os alunos conhecem um pouco mais sobre a cidade e seus personagens.
Eles ouviram Futebol de rua (Luís Fernando Veríssimo), No país do futebol (Carlos Eduardo Novaes), Na delegacia (Carlos Drummond de Andrade), A gruta dos Amores e A lenda da Candelária, além de Realengo (Sônia Rosa).

Utilizando a internet, pesquisaram sobre a a Rua Soares Cabral e o bairro de Laranjeiras, a Igreja da Candelária, a Ilha de Paquetá, a Central do Brasil e o bairro de Realengo, que serviram de pano de fundo para as histórias ouvidas elos alunos.
 
Central do Brasil                          Ilha de Paquetá 

 
Realengo                              Rua Soares Cabral

Igreja da Candelária


segunda-feira, 6 de abril de 2015

O ano letivo de 2015 teve início em março.


Os temas escolhidos para este primeiro período são a Cidade do Rio de Janeiro e as africanidades.  As parcerias estão sendo realizadas com Literatura e Educação Artística.