sábado, 23 de novembro de 2013

Imagens da Mostra Pedagógica

A imagem é algo que sempre encanta a todos e por isso, esse ano, resolvemos projetar os trabalhos no chão.



Foi muito interessante ver a curiosidade dos alunos e também dos pais. 
Muitos experimentaram a sensação de ter uma projeção de imagens nas mãos e pés ( a maioria) e alguns ousaram projetar no corpo todo. 
Uma experiência nova muito legal!



Mostra Pedagógica de 2013

A Mostra Pedagógica é uma grande festa, uma oportunidade que temos de exibir os trabalhos realizados pelo Campus Humaitá I durante o ano. 
Para os que não puderam vir, mostramos aqui no blog alguns desses trabalhos.


O Projeto Valores – Cidadania tem como objetivo formar cidadãos conscientes da sua importância na atenção e no respeito aos valores constitutivos do processo de Cidadania e Civilidade, em todas as dimensões.
Fizeram parte do projeto alunos do 1º ano com o  trabalho Wiki, do 3º ano com o trabalho de poesias, do 4º ano com o projeto histórias, e alunos do 5º ano com fotonovelas.

No Projeto WIKI (parceria com Núcleo Comum), o primeiro ano buscou o significado das palavras amizade, gratidão, generosidade e respeito identificando como valores importantes para a convivência em sociedade.
Os alunos viram vários vídeos, leram, escreveram, gravaram suas opiniões e desenharam. Até fizeram uma árvore da gentileza.
Tudo isso foi registrado na WikiLied. 

Projeto VídeoPoesias (parceria com Língua Portuguesa). Quando iniciamos o projeto, tínhamos como objetivo a análise da trama poética dos textos quanto à regularidade (estrofes e versos) para que nossos alunos do 3º ano identificassem características do texto poético. 
Muito além desse objetivo, queríamos que eles ouvissem com atenção e em atitude correta uma declamação, que soubessem apreciar um texto poético.
Nossa proposta: fazer vídeospoesias.
Muita leitura, interpretação, apreciação de várias formas de poesias – escritas, declamadas, em vídeos, desenhadas – muitos programas de informática e, por fim, o trabalho ficou pronto.
Será que alcançamos nossos objetivos?

No Projeto Histórias (parceria com Língua Portuguesa)os alunos do 4º ano escreveram tendo como tema os valores amizade, generosidade, gratidão, dentre outros.
Vimos vários vídeos interessantes que propiciaram discussões sobre o tema e, a partir disso, criamos nossas histórias.
Esperamos que gostem dos nossos livros! 

No Projeto Fotonovela (parceria com Língua Portuguesa) nossa meta era foi criar fotonovelas colaborativamente sobre situações cotidianas que envolvessem valores importantes para a convivência em sociedade.
Usamos vários recursos como: vídeos, projetor multimídia, Writer, ISSUU, Impress, câmera fotográfica, impressora e Internet.
Fazer um texto colaborativo não é moleza. Foi preciso muita pesquisa e discussão sobre o assunto.
Ao final, valeu a pena e temos um livro impresso com nossas fotonovelas dos alunos do 5º ano sobre valores importantes.
Divirtam-se! turma 501 e turma 503.

A turma 101 (parceria com Núcleo Comum) pesquisou figuras de animais para ilustrar o alfabeto.
Achar a figura do animal, copiar e colar ou inseri-la no slide do Impress, não foi nada fácil.
Além da alfabetização estamos aprendendo informática!
Deu trabalho, mas ficou bem legal.
Você pode ver o alfabichos clicando aqui.

Além deste trabalho, a turma 101 ouviu algumas das histórias clássicas e resolveu recontá-las e ilustrá-las. Veja como ficou interessante!  Clique aqui.


Alunos do 2º ano (parceria com Artes) assistiram a vários vídeos sobre a Arte Rupestre no Brasil (Piauí) e na França.
Viram a caverna de Lascaux, estudaram os hábitos dos homens das cavernas, entenderam que a Arte também é um registro histórico-cultural (ver um dos trabalhos).
Fizeram desenhos, pinturas e até um passaporte para visitar a caverna do Pedrinho!
Foi um bimestre de muitas aventuras!

Um dia, percebemos que os macacos estão a nossa volta, aqui na escola.
Às vezes fazem tanto barulho no telhado que até assusta.
Por que os macacos estão saindo da mata?
Essa foi a grande questão a ser pesquisada durante o semestre para os alunos do 2º ano no Projeto Tem Macaco no CP2 (parceria com Núcleo Comum).
Primeiro, levantaram várias hipóteses e depois partiram para pesquisar as respostas.
Usaram Internet, livros, editor de textos, projetor multimídia. Perguntaram às pessoas. Foram olhar a mata atrás do colégio. Viram o tamanho da mata, usando o Google Earth. Aprenderam muito sobre os animais e a vegetação da Mata Atlântica.  Essas descobertas foram colocadas em um portfólio individual na Internet, no Padlet.  Já descobriram muitas coisas mais ainda falta muito que pesquisar.
Quer saber a resposta da pergunta?

O Projeto Cultura Afro-brasileira (parceria com Literatura) teve como objetivo que nossos alunos do 3º ano percebessem a influência da cultura africana na constituição da cultura brasileira, identificando elementos na Literatura, na Música e nas Artes.
Foram muitas etapas que estão descritas nessa apresentação abaixo.
Dentre outros produtos, nossos alunos criaram livros para crianças brincarem de teatro de fantoches com os Contos Africanos.
Estes livros estão disponíveis para que todos possam imprimi-los: turma 301, turma 302, turma 303 e turma 304.
Ainda brincaram de teatro de fantoches e filmaram as apresentações para avaliação do projeto.



Projeto História da cidade do Rio de Janeiro (parceria com Estudos Sociais).  A história do Rio de Janeiro é tão apaixonante que o projeto teve de ser dividido em duas partes.
Nosso objetivo era que nossos alunos do 4º ano percebessem as grandes mudanças físicas, culturais e sociais da cidade do Rio de Janeiro ao longo de seus 448 anos pelos diferentes períodos históricos: colonial, imperial e republicano.

Na primeira parte do projeto as turmas 401 e 403 fizeram dois blogs contando a história dos pontos turísticos e da fundação da cidade.
Imaginem que se na primeira parte eles tiveram que fazer muita pesquisa de conteúdo e de imagens na Internet, na segunda parte, a pesquisa ficou muito mais ampla e ao mesmo tempo muito mais refinada.

Eles criaram típicas famílias de diferentes grupos sociais do período colonial brasileiro, narrando as vidas e costumes de cada uma delas.
O tempo foi passando e a saga das famílias continuou pelos períodos imperial e republicano.
Vivenciar o dia-a-dia de cada família foi uma maneira de concretizar o passado e tornar mais claro para nossos alunos.
O trabalho não acabou e vamos continuar no 5º ano.
Quem sabe depois de tanto estudo não saia o roteiro de uma novela?

Épocas Colonial e Imperial  das turma 401 e 403.


Projeto Vinícius de Moraes (parceria com Língua Portuguesa). Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Vinícius de Moraes, buscando trabalhar os diferentes gêneros textuais, os alunos do 5 º ano fizeram um documentário com sua vida e obra.

Primeiro coletaram textos, imagens e sons. Para isso usaram o Google e a Internet.
Juntar isso tudo de maneira harmoniosa e fidedigna à sua biografia foi um trabalhão, mas muito prazeroso.


Peguem a pipoca porque o documentário vai começar!

Vida de Vinícius

video

Sua Poesia
video


Projeto Animação (parceria com Artes). Depois de cinco anos estudando, brincando e reinventando imagens chegamos ao último projeto de Artes, o projeto mais esperado por todos:

Animação!

O quinto ano viu vídeos antigos, os primeiros desenhos animados, a história da animação e as pessoas que inventaram tudo isso.  Foram à exposição de Sebastião Salgado e depois fizeram interferências em suas obras.
Perceberam a imagem/movimento como um meio de comunicação da sua geração.
Aprenderam como fazer uma animação por meio de stopmotion. Para isso usaram projetor multimidia, Writer, Paint, Gif Animator, Movie Maker, vídeos, Internet, sons, gravação de áudio, Pivot e o site Pixlr.

Senhoras e senhores, com vocês, as animações do 5º ano de 2013!