segunda-feira, 28 de julho de 2008

Curso de Movie Maker

Durante os meses de março, abril e maio o LIED ofereceu um curso de Movie Maker para os coordenadores e orientadores pedagógicos que já estão fazendo suas apresentações de trabalhos. Esperamos com isso dinamizar ainda mais as aulas e apresentações aqui na escola.

Conhecendo o CP 2



No dia 29 de março tivemos mais um encontro do projeto “Conhecendo o CP 2” onde os pais são convidados a participar de atividades, como as que são realizadas pelos seus filhos, visando a demonstração de como trabalhamos aqui na Unidade Humaitá I. A participação dos pais foi grande e elogiaram muito o trabalho.

5º ano - Aquecimento Global


Nas aulas de Ciências os alunos das turmas 501 e 503 estavam estudando os problemas do aquecimento global.


No LIED usaram o Publisher para fazer folhetos sobre o assunto.


A próxima etapa será fazer várias cópias para distribuição no dia da Mostra Pedagógica procurando conscientizar a toda comunidade escolar sobre os perigos do aquecimento global.

5º ano - A vinda da família real portuguesa ao Brasil


Por causa dos festejos dos duzentos anos da vinda da família real portuguesa para o Brasil, a escola fez várias atividades.

Coube aos alunos do 5ª ano pesquisarem sobre os pintores que retrataram o Brasil naquela época: Jean Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, Maximilian Von Wied – Newied (Max Von Braunsberg), Nicolas-Antoine Taunay, Joachim Lebreton.

Eles pesquisaram na Internet e criaram um banco de imagens. Escolheram um desses pintores e criaram um Power Point com a biografia e as pinturas dele. Depois, partindo dessas pinturas, fizeram a interferência modificando os originais (uso do Paint) e criaram uma história sobre esse novo quadro. As histórias foram impressas e expostas no pátio da escola num varal cultural.

4º ano - Descobrimento do Brasil

O 4º ano tinha uma apostila com muitas questões para serem respondidas sobre o descobrimento do Brasil. Para fugir da simples pesquisa na Internet propusemos a criação de um filme onde as perguntas fossem respondidas mas de maneira mais divertida.

Os alunos gostaram da idéia e assim foi feito.

Selecionamos os tópicos para estudo e definimos os grupos:

  1. Características de Portugal em 1500.
  2. Pedro Álvares Cabral
  3. A viagem – curiosidades
  4. Doenças da viagem (Ciências)
  5. Especiarias e comércio
  6. Brasil em 1500
  7. Índios
  • Na Internet, em livros e revistas, buscaram as informações necessárias para responder as questões.
  • Escreveram os textos usando o Word.
  • Criaram um banco de imagens para ilustrar os textos criados.
  • Criaram filmes usando o Movie maker.
  • Projeção em telão de todos os filmes, com os tópicos pesquisados. Os alunos puderam aprender com os trabalhos dos colegas e responder a todas as questões originais.
  • Corregiram os filmes.
  • A exposição na biblioteca será em agosto.

4º ano - Contos de Assombração!!


Em Literatura ouvimos várias histórias de arrepiar. Analisamos as características dos contos de assombração: suspense, medo, arrepio, calafrios, personagem assustador, não começa com “era uma vez” e sim com “certa noite... “

No Lied o desafio era criar contos de assombração em grupos de 4 crianças, usando uma das técnicas: PP (gifs animadas), Movie Maker (animação com bonecos), Word (texto), História em quadrinho.

Os professores não gostaram muito mas todos escolheram trabalhar com Power Point. Mas ao final, os trabalhos ficaram bárbaros, como sempre...

Etapas:

  • Análise de trabalhos antigos.
  • No Word escrever a história. Escrever o conto de acordo com o roteiro discutido previamente usando o Word. Roteiro: local, personagens, início, o que vai acontecer (qual o susto, o que causará o medo?), desfecho.
  • Passar para o Power Point
  • Colocar gifs animadas para ilustrar esta história.
    • www.ilona.com.br/principal.html - gifs animadas
    • www.feebleminds-gifs.com/animate.html
    • www.netmarkt.com.br/gifs - entrar na 3ª - gifs animadas
  • Criar links
  • Fundo
  • Som
  • Projetando em um telão foi feita a avaliação pela turma de todos as histórias.
  • Correções
  • Exposição das histórias na biblioteca para toda a escola.

3º ano - Jogos Egípcios


Depois de vermos a nossa cultura, fomos estudar a cultura Egípcia, os diferentes aspectos da cultura Egípcia antiga e da moderna.

Vimos filmes e navegamos na Internet para pesquisar a cultura Egípcia atual (religião, vestimentas, comida, transportes, cidades etc) e ver imagens dos templos e pirâmides.

Um sites legais: http://tesourosdoegito.blogspot.com/

Depois estudamos a cultura antiga, seus deuses.

Páginas interessantes sobre os deuses:

www.imagick.org.br/pagimage/sistimag/deuses.html

www.mythologya.vilabol.uol.com.br/deuseseg.htm

www.magiadooriente.vilabol.uol.com.br/mitologia.htm

www.discoverybrasil.com/egito/deuses_deuses/index.shtml

Tivemos um desafio, o de fazer um jogo interativo partindo de informações da cultura Egípcia e usando o programa Power Point.

Etapas do trabalho:

  • Análise (História, formatação e navegação,links) de jogos feitos pelos alunos em 2007, os games da Idade Média.
  • Escrever, usando o Word ou ir direto para o PP para criar uma história a partir de um roteiro: explicação inicial (local, personagem,etc).
  • Criar as perguntas e opções de respostas (links, navegação).
  • Fazer o jogo no PP – colocar, fundo, personagens, sons etc.
  • Analisar o formato e jogar os games criados pelos outros colegas para fazer sugestões de correções .
  • Colocar os jogos na Biblioteca para que toda a escola possa se divertir e aprender na hora do recreio.

3º ano - Diversidade cultural


Trabalhamos com Artes, a nossa cultura e outras culturas reconhecendo a importância da diversidade cultural.

Vimos um filme muito interessante (As aventuras de Azur e Osmar) sobre um menino que tem olhos azuis e vai morar em um outro país onde é muito raro alguém ser como ele.

Discutimos o filme para entender o conceito de cultura e as diferenças culturais.

Lemos um livro chamado “Crianças como você” e resolvemos fazer um livro como esse. Um livro em papel bem grande na sala de Artes e outro em formato eletrônico no LIED.

No Lied, para fazer o livro digital usamos o Power Point. Nosso livro tinha: fotos e pequenos textos sobre as nossas famílias, casas, esportes, lazer, o que gostamos de comer e fazer.

Nossa família ajudou enviando fotos por e-mail ou em uma mídia, assim, aprendemos a usar várias mídias.

Tiramos fotos com a câmera digital para colocar nos trabalhos. Comparamos nossas vidas e famílias, muito parecidas mas com muitas diferenças.

Ao final, fizemos a comparação do livro digital com o livro feito em papel.

Os trabalhos ficaram muito bons e vamos mostrá-los na nossa Mostra Pedagógica.

2º ano - Literatura



Depois, trabalhamos com Literatura com a temática: “Contos com crianças e animais”.

Analisamos histórias em quadrinhos, como usam o diálogo na escrita de histórias, a importância da imagem, pouco texto, diálogos, tipos de balões.

Fizemos algumas histórias sobre animais e crianças.

Usamos os editores de texto Word e Creative Writer e depois, o programa HagáQuê para criar nossas histórias em quadrinhos. O HagáQuê é um programa livre que está na Internet.

2º ano - Nossa Escola

Começamos o ano de 2008 observando e analisando a nossa escola. Como objetivos principais: o conhecimento do espaço escolar, os trabalhadores e suas ferramentas de trabalho; a confecção e leitura de plantas-baixas e a leitura de mapas.

Etapas do trabalho:

  • Passeio pela escola em duplas para fotografar locais, pessoas e instrumentos de trabalho
  • Ambientação no Power Point
  • Criaram uma apresentação contendo: autores, turma (identificação), fotos, a função do local, pessoas que trabalham lá, se os alunos utilizam o local, ferramentas (profissão e ferramentas), etc.
  • Aproveitamento da entrevista feita com os funcionários e prof.
  • Análise de todos os trabalhos da turma.
  • Google earth – ver o mundo, o Brasil, Rio de Janeiro, CP II
  • Tiraram fotos dos objetos de diferentes ângulos. Observação das fotos na tela do pc.
  • Fizeram o desenho e imprimiram para observação do espaço bidimensional e depois para colocar no mural da sala de aula.
  • Tiraram fotos dos colegas de diferentes ângulos. Fizeram o desenho. Salvaram e imprimiram.
  • Em sala de aula fizeram desenhos de objetos, de pessoas em várias situações (como uma partida de futebol), maquetes da sala e de casa e continuaram o trabalho de leitura de plantas-baixas.

1 º ano - Brinquedos e Brincadeiras

Nosso foco agora, são os brinquedos e as brincadeiras. Continuamos a ambientação em vários programas pesquisando sobre diversos tipos de brincadeiras. Estudamos, desenhamos e escrevemos muito. Vimos um vídeo bem legal.


1º ano - Infância


No início do período letivo tivemos como tema básico a infância. Usamos vários jogos em cd, o programa Imagine e a internet visando a sondagem de habilidades para leitura e escrita, a alfabetização e a ambientação em informática.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

LIED


Criamos esse espaço para mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Informática Educativa da Unidade Humaitá I, do Colégio Pedro II.
O CP2 é um colégio público federal que atende do ensino fundamental ao ensino médio e é situado no Rio de Janeiro.

Querendo saber mais sobre a Unidade Humaitá I basta acessar:

apresentação da Unidade http://www.youtube.com/watch?v=7XBMAncMSuI

apresentação do Lied - http://www.youtube.com/watch?v=XVKfWbVlfLU